Pular para o conteúdo principal

Chá fresco e chá seco

Olá gurias e guris, desejo a todos um belíssimo dia!
 
Hoje quero falar sobre chá fresco e chá seco, existe uma infinidade de chás, mas vou falar de apenas 4, sendo dois frescos e dois secos onde e quando utilizar.  E claro como não poderia faltar, deixo uma deliciosa receita de suco refrescante simples e fácil de fazer.
Chás Frescos
Erva Cidreira
ERVA-CIDREIRA
A Erva Cidreira é originária do Oriente Médio, tem sabor doce e intenso, aroma semelhante ao do limão quando seca. Deve ser armazenada em recipiente fechado e local fresco. Além dos chás é utilizada em sopas, saladas, chá, omeletes e molhos de ervas. é claro que pode ser usado tanto fresco quanto seco.

Funcho
Funcho

O Funcho é uma planta aromática originárias da Itália, muito confundida com erva doce, embora com sabor muito mais suave. Além de chá é utilizado em receitas, no salmão, pães, saladas de vegetais, biscoitos, sopas e pratos com carne condimentada. . 

Chás Secos 
Canela em Pau
Canela-em-pau
A Canela em Pau tem grande variedade de uso, sabor refinado e sutil, disponível tanto em paus de canela como em pó moído. Utilizada em chocolate quente, maçã, banana, café, arroz- doce, etc. 

Anis Estrelado
Anis-estrelado
Anis Estrelado o aroma e sabor das sementes é doce, ardente e frutado. Devem ser comprados inteiros. Utilizado para aromatizar doces, peixes, marisco, oleaginosas, abóbora e legumes. 

Cravo da Índia
Cravo-da-india
O Cravo da Índia é originário de árvore tropical, com aroma forte e ardente, sabor frutado e pungente. Utilizado em carne de porco, vegetais, em frutas como maçã, laranja ou chocolate. 

Que tal agora uma receita de  suco refrescante? 
Ingredientes:
  • 1 litro de chá de capim cidreira gelado 
  • 3 limões Taiti 
  • 2 ramos de hortelã 
  • Cubos de gelo 
Modo de preparo: 
Faça um chá de erva cidreira (folhas naturais) concentrado, deixe esfriar bem, faça o suco dos limões. Depois bata tudo no liquidificador e coe em uma peneira. Adoce de acordo com sua preferência.

E voilá, está pronto  seu suco refrescante!
dica
Acompanhe e siga-nos na nossa página no Facebook >>
 AQUI.
Inscreva-se no canal Youtube >> Receitas e Segredinhos e clique no sininho para não perder as atualizações! Siga-nos também no Instagram >> @receitasesegredinhos
dica-do-dia




Comentários

  1. Que maravilha, Minda! A natureza é divina...e que suco mais delicioso, hein?
    Dos chás, amo o de Funcho, adoro o aroma!
    Bom dia e beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Humm que delícia de suco, gosto muito de erva cidreira, esse suco é muito bom pra beber ao longo do dia, gostei muito da receita, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu tomo os dois tipos de chá 🍵 são maravilhosos, adoro canela e Erva Cidreira

    ResponderExcluir
  4. Acho sabores de cravo, canela, cidreira...tomo desde criança
    Nunca testei em suco, mas fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  5. Ola flor, nesse friozinho as pessoas acabam tomando diversos chás, muitas vezes não sabem a diferença entre o fresco e seco né. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha parado pra pensar se tinha diferença. Acabei de descobrir que nunca tomei chá fresco hehe Vou salvar a receita do suco

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a publicação, pois adoro sucos refrescantes, principalmente no verão. Eu adoro canela..limão e hortelã, alguns dos ingredientes apresentados.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Eu pensava que funcho fosse a erva doce, ao ler seu artigo agora sei que não é a mesma coisa. Já chupei balas de funcho. Não conhecia o anis estrelado. Tenho no quintal capim cidreira e hortelã para os chás frescos. Muito boa essa receita de suco refrescante!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Ah, eu gosto muito de chá e de sabores diferentes. Erva cidreira lembra minha infância. Quando morávamos no Paraná tinha vários pés na nossa casa e minha mãe fazia chá quentinho antes de dormirmos quase todos os dias. Agora moro em apartamento e é mais difícil conseguir a plantinha natural. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe adora chá de erva cidreira, já eu não tomo nenhum kkk vou compartilhar a dica com ela ;)

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Esse post foi bem legal, porque acho bem importante sabermos sobre esses diferentes tipos. Aqui tenho algumas ervas plantadas, que uso para fazer chá, já outros compro no mercado desidratado mesmo. Gostei muito dessa receita de suco refrescante que trouxe, já vou tentar replicar por aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Torta de pão francês amanhecido

Olá gurias! Pra hoje temos uma receita reaproveitando alimentos, vamos preparar uma Torta de pão francês, feito com pão amanhecido super fácil e prática de fazer. Ingredientes da Massa 04 a 5 pães francês cortado em rodelas (pão amanhecido) Margarina ou manteiga para untar Ingredientes do Recheio 04 ovos 01 caixinha de creme de leite ou 1 potinho de iogurte natural  Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto O recheio é da sua preferência, no meu caso usei: 200 gramas de queijo muçarela 200 gramas de presunto 1 cebola pequena picada  1 tomate  Orégano para finalizar Como preparar: Unte com manteiga ou margarina uma fôrma redonda com furo central (tamanho médio). Corte em fatias redondas os pães e disponha as fatias lado a lado na fôrma. Reserve. Na batedeira ou um fouet, bata os ovos até formar uma espuma bem fofa. Desligue a batedeira e misture o creme de leite ou o iogurte delicadamente. Para finalizar, misture o restante dos

Euro e Bake Off Brasil

Olá gurias como estão? Hoje quero mostrar a vocês utilidades domésticas, aliás de ótima qualidade, são os utensílios da Euro Home, são da mesma marca que são mostrados no programa Bake Off Brasil, o novo reality de culinária do SBT, alguém está vendo o programa? A Euro é parceira do programa e alguns de seus produtos podem ser vistos nas bancadas e fornos, um deles é o porta-bolos. Bom, os meus utensílios são estes aqui Freezer bowl 3 peças , são coloridos por fora e de inox por dentro, ele vem com tampa como podem ver e vão ao freezer. Tenho também esse espremedor de alho em inox, da Euro, que além de ser muito eficiente é muito lindo, fácil de manusear e super fácil de limpar.  Em breve vocês verão eles sendo usados na minhas receitas.  Gurias a Euro é a marca de utilidades domésticas da Sun Guider Inc. e Com. Ext. Ltda., uma empresa que investe constantemente no desenvolvimento de novos produtos, pesquisa de tendências mundiais, pesquisas mer

Dica de como dar brilho em inox

Olá gurias e guris, tudo tranquilo? Hoje venho com mais uma dica, dessa vez é sobre como dar brilho em inox. Eu confesso que tenho uma queda por inox, mas desde que comprei meu primeiro inox descobri que ele é lindo e maravilhoso só na loja, porque quando você coloca em uso, ficam manchados e nem um pouco bonitos não é verdade? Mas se comprei agora tenho de ficar com eles, se bem que apesar disso eu adoro rsrs. Em fim, pesquisa aqui e ali para saber como deixar o inox brilhando com cara de novo descobri dois produtos que me ajudam nessa tarefa, na verdade 3 um é caseiro. Dica de como dar brilho em inox! O primeiro é a Pasta de Polir e Remover Manchas da Tramontina, deixa eu dizer para vocês, ele deixa um brilho lindooooooooooo! O segundo é a Pasta Cristal Rosa, também dá um UP no inox. E o terceiro é uma mistura de Bicarbonato de Sódio com vinagre branco, você mistura um pouco de  Bicarbonato com vinagre e passa no objeto que quer limpar, deixa agir por un