Translate

Alimentos magros e funcionais

Olá gurias, como estão vocês?

Hoje quero apresentar a vocês um post que eu li no blog da Joana D'arc, e quero compartilhar com vocês. Esse post fala sobre alimentos que você pode transformar de gordos em magros e funcionais.

Os cinco alimentos que eram “gordos” e agora são magros e funcionais

Alimentos  funcionais
Quem é que não gosta de Coxinha, Hambúrguer, Nhoque, Risoto e Escondidinho

Eles são os queridinhos da gastronomia e também os vilões da nossa dieta. Mas a chef Isabelle Baldi,  da Inspire Fit  - espaço de nutrição funcional - provou que é possível incluir esses saborosos pratos no cardápio do dia a dia, de forma saudável e sem prejudicar o corpo.

O segredo da Chef é substituir:
  • No lugar do arroz, o grão de trigo. 
  • A batata doce e a mandioquinha assumem o papel da batata comum. 
  • O pão branco dá lugar a uma massa especial, sem glúten, feita à base de polvilho e queijo proteico. 
  • E para o recheio, as carnes mais magras são preparadas cuidadosamente para não haver gordura.
Os ingredientes são todos escolhidos pela semelhança e também por seus benefícios. Dessa forma, os pratos se tornam funcionais e eficientes numa dieta saudável e fitness

“Essas refeições possuem maior quantidade de fibras provenientes dos carboidratos complexos e dos grãos. As fibras contribuem para eliminar a gordura ruim (LDL e triglicérides) e fazem com que a digestão do carboidrato seja mais lenta mantendo uma saciedade por mais tempo. Elas ainda colaboram para um bom funcionamento intestinal. As preparações também são boas fontes de proteínas que são responsáveis pela construção e regeneração da massa magra e também proporcionam maior saciedade, mantendo o apetite sob controle”, ressalta a nutricionista.

Mesmo com as adaptações, a chef Isabelle garante que cada um desses pratos se manteve saboroso. Todos são temperados com sal do himalaia, flor de sal e ervas frescas e selecionadas. De acordo com a nutricionista Samanta Morelli, o sal rosa do Himalaia contém mais nutrientes e eletrólitos que o sal refinado. “Ele possui os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano incluindo o cloreto de sódio, potássio e magnésio, necessários para o bom funcionamento do organismo. 

Além disso, quando utilizamos esse sal, ingerimos menos sódio por porção do que o sal de mesa habitual, porque ele é menos refinado e os cristais são maiores”.
Hambúrguer Fit
Hambúrguer Fit
O hambúrguer é preparado com 100% de patinho, a carne mais magra. É recheado com creme de ricota e não leva ovo. Com pimenta branca e sal do himalaia, a carne é temperada na hora. Também há a opção de hambúrguer de frango. Sem glúten, o pão é feito com polvilhos azedo e doce e queijo meia cura. Na Inspire Fit o cliente ainda pode escolher três sabores: Integral de grãos, alho poró e manjericão e tomate seco.
Coxinha Fit
Coxinha Fit
- Sem farinha e sem ovos, a massa leva apenas batata doce e grãos. Para aqueles que não gostam de batata doce, também há a opção feita com mandioquinha e grãos. Nessa versão, vai ovo e farinha de arroz. A coxinha fit é empanada com farinha de linhaça e assadas em um forno especial que possibilita a mesma textura das tradicionais coxinhas fritas. Para agradar a todos, a chef Isabelle criou 5 sabores: frango, palmito, cogumelos, salmão e carne seca.
Risoto ao molho de funghi
Risoto ao molho Funghi
Neste prato, o arroz foi substituído por um mix de grãos e trigo. No lugar do parmesão, um queijo mais magro e proteico foi escolhido. A receita não leva manteiga e creme de leite.
Nhoque
Nhoque
- É feito de batata doce roxa e farinha de arroz. O molho de tomate rústico é fresco, preparado com ervas frescas e especiarias.  Os cogumelos são preparados com azeite de bagaço de oliva.

Escondidinho (carne seca, frango ou de palmito)
Escondidinho de carne seca
Pode ser preparado com batata doce, mandioquinha ou até mesmo abóbora. Para o recheio, a carne seca é cozida por 4 horas e desfiada a mão para evitar gordura. O espaço ainda oferece opções de frango e vegetariano, de palmito. Para finalizar, é gratinado com queijo meia cura, rico em proteína. O prato acompanha arroz integral.

Sobre a Inspire Fit
O espaço de nutrição funcional oferece refeições saudáveis e conta com produtos naturais, orgânicos, suplementos alimentares e esportivos, e atendimento de profissionais da saúde. Está localizado na Mooca, tradicional bairro de São Paulo. 
Joana D'arc
Gostaram desse post? Então visitem o blog da Joana D'arc, vejam a postagem completa com duas receitas, uma de Nhoque de batata doce e a outra de Coxinha Fit.
Beijos
Até a próxima ...

Comentários

  1. Boa tarde menina,
    Muito interessante essas dicas. Estou tentando ficar light, sem neurose, diminuindo e substituindo alguns alimentos, com essas dicas de hoje já posso aumentar meu cardápio sem culpa.
    Obrigada por compartilhar.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Minda amei a postagem e vou correndo lá no post da Joana D'Arc conferir o restante do post! Bjks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!

Postagens mais visitadas