Pular para o conteúdo principal

Alimentos magros e funcionais

Olá gurias, como estão vocês?

Hoje quero apresentar a vocês um post que eu li no blog da Joana D'arc, e quero compartilhar com vocês. Esse post fala sobre alimentos que você pode transformar de gordos em magros e funcionais.

Os cinco alimentos que eram “gordos” e agora são magros e funcionais

Alimentos  funcionais
Quem é que não gosta de Coxinha, Hambúrguer, Nhoque, Risoto e Escondidinho

Eles são os queridinhos da gastronomia e também os vilões da nossa dieta. Mas a chef Isabelle Baldi,  da Inspire Fit  - espaço de nutrição funcional - provou que é possível incluir esses saborosos pratos no cardápio do dia a dia, de forma saudável e sem prejudicar o corpo.

O segredo da Chef é substituir:
  • No lugar do arroz, o grão de trigo. 
  • A batata doce e a mandioquinha assumem o papel da batata comum. 
  • O pão branco dá lugar a uma massa especial, sem glúten, feita à base de polvilho e queijo proteico. 
  • E para o recheio, as carnes mais magras são preparadas cuidadosamente para não haver gordura.
Os ingredientes são todos escolhidos pela semelhança e também por seus benefícios. Dessa forma, os pratos se tornam funcionais e eficientes numa dieta saudável e fitness

“Essas refeições possuem maior quantidade de fibras provenientes dos carboidratos complexos e dos grãos. As fibras contribuem para eliminar a gordura ruim (LDL e triglicérides) e fazem com que a digestão do carboidrato seja mais lenta mantendo uma saciedade por mais tempo. Elas ainda colaboram para um bom funcionamento intestinal. As preparações também são boas fontes de proteínas que são responsáveis pela construção e regeneração da massa magra e também proporcionam maior saciedade, mantendo o apetite sob controle”, ressalta a nutricionista.

Mesmo com as adaptações, a chef Isabelle garante que cada um desses pratos se manteve saboroso. Todos são temperados com sal do himalaia, flor de sal e ervas frescas e selecionadas. De acordo com a nutricionista Samanta Morelli, o sal rosa do Himalaia contém mais nutrientes e eletrólitos que o sal refinado. “Ele possui os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano incluindo o cloreto de sódio, potássio e magnésio, necessários para o bom funcionamento do organismo. 

Além disso, quando utilizamos esse sal, ingerimos menos sódio por porção do que o sal de mesa habitual, porque ele é menos refinado e os cristais são maiores”.
Hambúrguer Fit
Hambúrguer Fit
O hambúrguer é preparado com 100% de patinho, a carne mais magra. É recheado com creme de ricota e não leva ovo. Com pimenta branca e sal do himalaia, a carne é temperada na hora. Também há a opção de hambúrguer de frango. Sem glúten, o pão é feito com polvilhos azedo e doce e queijo meia cura. Na Inspire Fit o cliente ainda pode escolher três sabores: Integral de grãos, alho poró e manjericão e tomate seco.
Coxinha Fit
Coxinha Fit
- Sem farinha e sem ovos, a massa leva apenas batata doce e grãos. Para aqueles que não gostam de batata doce, também há a opção feita com mandioquinha e grãos. Nessa versão, vai ovo e farinha de arroz. A coxinha fit é empanada com farinha de linhaça e assadas em um forno especial que possibilita a mesma textura das tradicionais coxinhas fritas. Para agradar a todos, a chef Isabelle criou 5 sabores: frango, palmito, cogumelos, salmão e carne seca.
Risoto ao molho de funghi
Risoto ao molho Funghi
Neste prato, o arroz foi substituído por um mix de grãos e trigo. No lugar do parmesão, um queijo mais magro e proteico foi escolhido. A receita não leva manteiga e creme de leite.
Nhoque
Nhoque
- É feito de batata doce roxa e farinha de arroz. O molho de tomate rústico é fresco, preparado com ervas frescas e especiarias.  Os cogumelos são preparados com azeite de bagaço de oliva.

Escondidinho (carne seca, frango ou de palmito)
Escondidinho de carne seca
Pode ser preparado com batata doce, mandioquinha ou até mesmo abóbora. Para o recheio, a carne seca é cozida por 4 horas e desfiada a mão para evitar gordura. O espaço ainda oferece opções de frango e vegetariano, de palmito. Para finalizar, é gratinado com queijo meia cura, rico em proteína. O prato acompanha arroz integral.

Sobre a Inspire Fit
O espaço de nutrição funcional oferece refeições saudáveis e conta com produtos naturais, orgânicos, suplementos alimentares e esportivos, e atendimento de profissionais da saúde. Está localizado na Mooca, tradicional bairro de São Paulo. 
Joana D'arc
Gostaram desse post? Então visitem o blog da Joana D'arc, vejam a postagem completa com duas receitas, uma de Nhoque de batata doce e a outra de Coxinha Fit.
Beijos
Até a próxima ...

Comentários

  1. Boa tarde menina,
    Muito interessante essas dicas. Estou tentando ficar light, sem neurose, diminuindo e substituindo alguns alimentos, com essas dicas de hoje já posso aumentar meu cardápio sem culpa.
    Obrigada por compartilhar.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Minda amei a postagem e vou correndo lá no post da Joana D'Arc conferir o restante do post! Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Olá campeã! Já estou te seguindo.
    Parabéns por este excelente Blog, tenho lhe acompanhado a algum tempo.
    Você tem ótimas postagens e eu estou familiarizado com esse assunto.
    Se você quiser tirar um pouco da carga de seus ombros, eu adoraria escrever algum material para o seu blog, em troca de um link para o meu.
    Por favor, me mande um e-mail se estiver interessada nessa parceria.
    e-mail: colaboradorparticipativo@gmail.com
    My Blogger in:
    Colaborador Participativo
    Formula Email Office
    Formula Persuasiva
    Email Marketing
    Marketing Afiliados
    Gratis Curso Basico Ingles
    Formula Email
    Sucesso! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Compra favorita de 2018

Olá gurias!
Hoje é dia de dica, e diria que uma ótima dica para quem como eu precisa fugir das gorduras. Recentemente fiz alguns exames e descobri que estão alterados, sendo assim, fui praticamente obrigada a mudar meus hábitos alimentares, e vamos combinar que isso não é nada fácil fazer isso do dia para noite.
Como estou terminantemente proibida de comer gorduras, pensei como vou fazer pra mudar tudo assim de repente? Além da dieta e receitas do médico, dei uma pesquisadinha na net, e encontrei a Fritadeira Sem Óleo Midea Liva 4L, que sem dúvida é minha compra favorita de  2018.
Fritadeira sem Óleo Midea Liva 4L prepara os alimentos sem uso de óleo, deixando eles crocantes por fora e muito macios por dentro. O tamanho família (4L) permite fazer alimentos para toda a família com rapidez e praticidade na cozinha. 
Fácil de limpar por possuir a exclusiva bandeja de material anti-aderente, além da baixa emissão de odores e gordura na sua cozinha. Seu cesto removível com capacidade de até

Torta de pão francês amanhecido

Olá gurias!

Pra hoje temos uma receita reaproveitando alimentos, vamos preparar uma Torta de pão francês, feito com pão amanhecido super fácil e prática de fazer.
Ingredientes da Massa
04 a 5 pães francês cortado em rodelas (pão amanhecido)Margarina ou manteiga para untarIngredientes do Recheio
04 ovos01 caixinha de creme de leite ou 1 potinho de iogurte natural Sal, pimenta do reino e noz moscada a gostoO recheio é da sua preferência, no meu caso usei:
200 gramas de queijo muçarela200 gramas de presunto1 cebola pequena picada 1 tomate Orégano para finalizarComo preparar: Unte com manteiga ou margarina uma fôrma redonda com furo central (tamanho médio). Corte em fatias redondas os pães e disponha as fatias lado a lado na fôrma. Reserve. Na batedeira ou um fouet, bata os ovos até formar uma espuma bem fofa. Desligue a batedeira e misture o creme de leite ou o iogurte delicadamente. Para finalizar, misture o restante dos outros ingredientes e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. …

Lasanha de carne moída

Olá gurias!
Hoje trago mais uma receita fácil e deliciosa, sim mais uma vez é de massa, mas é tão gostoso que vale a pena ...  espero que apreciem a Lasanha de carne moída. Ingredientes: 500grs Massa para lasanha600grs Queijo mussarela1500grs Carne Moída02 cebolas picadinhas02 dentes de alho picadinhos01 pimentão verde picadinho01 pimentão vermelho picadinho01 pimentão amarelo picadinho03 tomates picados em cubosTempero verdeMolho de tomateSal a gosto Modo de preparo: Em uma panela fritar a carne mexendo sempre para que fique soltinha, acrescente a cebola, alho os pimentões, tomates e tempero verde deixe refogar um pouco e acrescente o molho de tomate e sal.
Em um refratário que possa ir ao forno espalhar a primeira camada de molho no fundo em seguida a massa e mais uma camada recheada de carne seguida de queijo mussarela e a massa iniciando novamente a sequência, terminar com molho e queijo ralado por cima.
Pré-aqueça o forno em 250°C por 10 minutos. Coloque no forno em 200°C por 20 min…