Translate

2 receitas para a Páscoa

Mantenha as tradições e ainda inove no cardápio com pratos saborosos e cremosos.
Receitas-para-páscoa

Conheça curiosidades sobre a Páscoa e confira sugestões da Tirolez para o cardápio

Tradicional marco comemorativo cristão, a Páscoa ou Domingo da Ressureição é um período que celebra a ressureição de Jesus. Diferente do que muitos pensam, esse momento é considerado uma “festa móvel” pois não possui um dia fixo no calendário civil para ser comemorado. Isso porque é precedido pela Quaresma, 40 dias que começam a ser contados a partir do Carnaval, que também não possui data fixa. Neste ano, por exemplo, a Páscoa será em 31 de março, mas ano passado, foi em 09 de abril.

Além dessa curiosidade, os principais símbolos da Páscoa também costumam gerar dúvidas nas pessoas: por que coelhos e ovos representariam a data se eles não possuem nenhuma relação? Para os cristãos, o ovo remete à vida e ao renascimento, fazendo jus à ressureição de Cristo. Já a associação ao coelho, surgiu no século XVI, na Alemanha, pois o animal se reproduz rapidamente, simbolizando a fertilidade e a nova vida.

A preferência pelo consumo de peixes ao invés de carnes na Sexta-feira Santa ou da Paixão que antecede o domingo de Páscoa também é uma tradição que muitos não entendem a origem. Esse momento é destinado à privação e ao sacrifício, por isso, a restrição ao consumo de frango e carne seria associada a uma “penitência” pela morte de Cristo para os religiosos.

Isso não significa que o cardápio deve ser regado apenas por bacalhau, o pescado mais tradicional dessa época do ano. Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, sugere receitas com camarão, um fruto do mar apreciado por muitas pessoas e que ficará ainda mais saboroso ao ser combinado com os Queijos da marca. Além disso, pratos inesquecíveis não precisam ser sinônimo de horas na cozinha, o Pot Pie de Camarão e Cogumelo fica pronto em apenas 15 minutos e o Camarão com Requeijão Cremoso Tirolez em 40 minutos.

Para aprender como fazer, confira o modo de preparo abaixo:

Pot Pie de Camarão e Cogumelo

Pot Pie de Camarão e Cogumelo
Ingredientes:
  • - 400 g de camarões médios sem casca e limpos
  • - 1 colher (chá) de sal
  • - Pimenta-do-reino recém-moída
  • - 1 colher (sopa) de Manteiga Com Sal Tirolez
  • - 2 dentes de alho picados
  • - 1 cebola picada
  • - 5 unidades grandes de shitake limpas e fatiadas (100 g)
  • - ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • - 1 embalagem de Creme de Leite Tirolez (500 g)
  • - Folhas de 3 ramos de salsa picadas
  • - 1 folha de massa folhada (100 g)

Modo de Preparo:

Tempere os camarões com o sal e a pimenta e reserve. Em uma frigideira de bordas altas, derreta a Manteiga Com Sal Tirolez e doure ligeiramente o alho e a cebola.
Aumente o fogo, junte os camarões e refogue-os rapidamente, até atingirem coloração rosada. Retire-os e reserve.
Acrescente os shitakes e refogue-os rapidamente. Junte o vinho e cozinhe por 10 minutos para que o álcool evapore.
Acrescente o Creme de Leite Tirolez e a salsa picada e cozinhe por cerca de 10 minutos para que o creme de leite reduza e encorpe.
Junte os camarões, misture e desligue o fogo. Dívida em 6 refratários individuais (cerca de 9 cm de diâmetro).
Com a ajuda de um cortador de arame, corte a massa em 10 discos com 10 cm de diâmetro cada.
Acomode sobre os refratários individuais, cuidando para que a massa não encoste no recheio e as bordas fiquem para fora do refratário, para que a massa se mantenha crocante.
Pincele com a gema ligeiramente batida e asse em forno médio (180°C), preaquecido por 10 minutos ou até que a massa esteja dourada e crocante.
Variações: Experimente substituir os camarões por peito de frango em cubos.
Nesse caso, doure bem os cubos, mexendo para que dourem de todos os lados, e siga com a receita (não é necessário retirá-los).
Para uma versão vegetariana, utilize palmito, cebola e ervilhas frescas.
Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: 06 porções

Camarão com Requeijão Cremoso Tirolez

Camarão com Requeijão Cremoso Tirolez
Ingredientes:
  • - 1 xícara (chá) de cebola picada
  • - 1 colher (sopa) de gengibre picado
  • - 2 xícaras (chá) de tomate picado
  • - ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • - 1 colher (chá) de cúrcuma
  • - 1 xícara (chá) de leite de coco
  • - 1 kg de camarão médio limpo
  • - 1 xícara (chá) de Requeijão Cremoso Tirolez
  • - Azeite de oliva extravirgem a gosto
Modo de Preparo:
Aqueça uma panela e coloque um fio de azeite, refogue a cebola e, assim que estiver transparente, coloque o tomate picado e o gengibre, refogue bem.
Junte o cheiro-verde à colher de cúrcuma.
Acrescente o leite de coco e espere ferver.
Quando ferver, coloque os camarões e deixe cozinhar por 5 minutos.
Coloque os camarões em uma travessa refratária junto com algumas colheradas de Requeijão Cremoso Tirolez por cima.
Leve para gratinar no forno preaquecido a 180°C.
Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 04 porções

Sobre a Tirolez
Fundada há 43 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.800 colaboradores, a empresa dispõe de cinco fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros e Arapuá), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.
Acompanhe e siga-nos na nossa página no Facebook >> AQUI. Inscreva-se no canal Youtube >> Receitas e Segredinhos e clique no sininho para não perder as atualizações! Siga-nos também no Instagram >> @receitasesegredinhos

Já que passou por aqui, comenta, deixa sua opinião, seu comentário e opinião é muito importante para nós! Compartilha com seus amigos(as) assim você contribui para o crescimento do blog!
minda-dorr

Comentários