Translate

Muito além da cozinha oriental

Muito além da cozinha oriental: versátil e saboroso, sake combina com diferentes tipos de gastronomia.

Produzido a partir de três ingredientes principais - água, arroz e um micro-organismo chamado koji - o sake pode ser harmonizado com pratos de diferentes países

De acordo com especialistas e registros, a história do sake começou há aproximadamente sete mil anos, mas se popularizou de fato no Japão e se tornou a bebida que carrega o DNA japonês no nosso país. O fermentado de arroz acabou conquistando outros países graças a sua versatilidade, leveza e sabor. Produzido a partir de três ingredientes principais – água, arroz, e um micro-organismo chamado koji – o sake costuma ser bastante associado ao universo gastronômico típico oriental, porém, ele pode ser harmonizado com pratos de diferentes países.
harmonizacao-SAKE
“Apreciar um sake acompanhado de um prato acaba sendo uma experiência gastronômica bastante interessante, pois dependendo da refeição, é possível ressaltar o aroma e as características da bebida e o sabor da refeição”, explica Ricardo Augusto, especialista em sake da Azuma.
- Pratos Leves
pratos-leves
Existem diferentes tipos de sake que combinam com diferentes pratos da gastronomia. Se a ideia for apreciar uma salada ou uma carne branca grelhada, o sake Guinjo é uma boa escolha para harmonizar com pratos mais leves. O Guinjo é um sake premium de sabor frutado e marcante. “Temos um sake premium quando o nível de polimento do grão é de no mínimo 40%, o que torna a bebida mais sofisticada e permite que ela possa ser consumida pura, gelada ou em temperatura ambiente”, ressalta Augusto.
- Feijoada
feijoada
Se a ideia for apreciar um prato mais elaborado como a feijoada, a indicação é a clássica sakerinha. O drink nada mais é que uma versão da tradicional caipirinha, porém, ao invés de ser produzido com cachaça, é feito com sake. “Para preparar a sakerinha, o ideal é o Sake Dourado, que combina inclusive com outras bases alcoólicas e não alcoólicas para explorar esse universo do drink fácil e prático” pontua o especialista.
- Comida Mexicana
comida-mexicana
Outra combinação que muitos podem achar inusitada, mas que é possível, é harmonizar sake com pratos mexicanos. Nesse caso, a harmonização pode ser feita com um Sake saborizado, que é uma novidade no mercado brasileiro. Esse sake é aromatizado naturalmente e traz uma combinação de diferentes sabores. Eles podem ser apreciados acompanhados de tacos e burritos.
- Sobremesas
sobremesas
E a harmonização de sake não fica restrita apenas a pratos salgados. “É possível apreciar o fermentado de arroz inclusive na preparação de sobremesas, como pudim e até brigadeiro” finaliza Augusto.
Sobre a Azuma Sake
A Azuma é líder no segmento de sakes no mercado brasileiro, sua primeira fábrica foi fundada em 1934, se tornando pioneira e referência na categoria. Ao longo de quase 90 anos de atuação, a empresa ganhou reconhecimento e investe em inovação, insumos de qualidade, além de todo o processo de criação, produção e logística, oferecendo produtos de qualidade e sabor inigualável.
Imprensa
Notícia Expressa
Renato Lopes Aranha – jornalismo@noticiaexpressa.com.br
Daiana Napoleão – redacao@noticiaexpressa.com.br
Tel: (11) 91030-3530
Acompanhe e siga-nos na nossa página no Facebook >> AQUI. Inscreva-se no canal Youtube >> Receitas e Segredinhos e clique no sininho para não perder as atualizações! Siga-nos também no Instagram >> @receitasesegredinhos


Gostou da receita? Comenta, seu comentário é muito importante para nós! Compartilha com seus amigos(as) assim você contribui para o crescimento do blog!
minda-dorr

Comentários

Postagens mais visitadas