Translate

Celebrando o fim de ano

Celebrando o fim de ano: Descubra maneiras criativas e saborosas de aproveitar as festas

Dicas de nutricionista para beber com cuidado sem deixar de curtir, também aprenda receitas de drinks deliciosos e de baixa caloria.

O fim de ano está chegando, e com ele vêm as festas, celebrações e momentos de alegria. Para muitas pessoas, uma taça de champagne ou um drink especial é um componente essencial dessas comemorações. Porém, é importante lembrar que é possível aproveitar as festividades com segurança, preservando a saúde e iniciando o novo ano da melhor forma possível. A nutricionista Cris Ribas Esperança comenta que é possível desfrutar de drinks deliciosos e de baixa caloria, garantindo um fim de ano saudável e prazeroso.

Se você acredita que o fim de ano é difícil para quem não aprecia bebidas alcoólicas, é hora de mudar essa perspectiva. Não é necessário se privar das festividades. Com um olhar criativo e bem informado, é possível encontrar opções que combinem sabor, curtição e cuidado com a saúde.
festas-de-final-de-ano
Cris Ribas Esperança traz dicas de como ter um fim de ano de qualidade:
Para aqueles que desejam evitar o consumo excessivo de álcool, os coquetéis com ingredientes frescos são uma excelente alternativa. Ao invés de escolher coquetéis pré-fabricados ou misturas engarrafadas, experimente fazer seus próprios drinks utilizando ingredientes naturais e frescos. Dessa forma, é possível controlar a quantidade de álcool e adicionar sabores saudáveis, como sucos de frutas naturais e ervas frescas.

Conhecer as medidas padrão também é fundamental. Esteja ciente das quantidades adequadas para cada tipo de bebida alcoólica. Por exemplo, uma dose de destilado costuma ser de 44 ml, uma taça de vinho tem cerca de 148 ml e uma lata de cerveja possui em média 355 ml. Saber essas medidas ajudará você a controlar a quantidade de álcool que está consumindo.

Se você está organizando uma festa, seja um anfitrião responsável. Certifique-se de oferecer uma variedade de opções de bebidas, incluindo opções não alcoólicas. Incentive seus convidados a beberem com moderação e forneça alternativas saudáveis. Lembre-se de que é possível se divertir e criar uma atmosfera festiva sem depender exclusivamente do álcool.

Além disso, é fundamental estar ciente dos sinais de intoxicação alcoólica. Saiba reconhecer os sinais de embriaguez severa, como dificuldade em falar, falta de coordenação ou sonolência extrema. Se alguém estiver apresentando esses sinais, procure ajuda médica imediatamente. A segurança e o bem-estar de todos devem ser prioridades durante as festas.

Para completar, é importante e interessante lembrar de planejar atividades não relacionadas ao álcool. Durante as festas, ofereça opções divertidas que não envolvam bebidas alcoólicas. Jogos de tabuleiro, dança, karaokê e outras atividades podem manter todos entretidos e focados em aproveitar a companhia uns dos outros.
drinks-de-final-de-ano
Cris Ribas Esperança traz dicas de ótimas receitas de drinks de baixa caloria para aproveitar as festas no fim de ano:

Clericot
  • Uma garrafa de vinho branco (em média 600 calorias e uma taça contém aproximadamente 120 calorias)
  • Fatias de laranja
  • Cubinhos de abacaxi
  • Lascas de morango
Preparo: 
Em uma jarra de vidro, acrescente as frutas e complete com o vinho branco. Adicione água com gás ou água tônica, se preferir, para uma bebida ainda mais refrescante. E não esqueça dos cubos de gelo para servir bem gelado.

Mimosa de toranja rosa
  • 60 ml de suco de toranja rosa fresco (aproximadamente 30 a 40 calorias)
  • 60 ml de espumante brut ou champanhe seco (cerca de 45 a 55 calorias)
  • Fatia de toranja rosa para decorar
Preparo: 
Em uma taça de champanhe, coloque o suco de toranja rosa e complete com espumante. Mexa levemente e decore com uma fatia de toranja rosa. Sirva gelado.

Mojito de pepino e hortelã
  • 60 ml de rum branco (de 120 a 130 calorias)
  • 30 ml de suco de limão fresco (cerca de 4 a 5 calorias)
  • 1 colher de chá de adoçante natural (como stevia)
  • 4 fatias de pepino
  • 4-6 folhas de hortelã
  • Água com gás
Preparo: 
Em um copo, adicione o adoçante, suco de limão, pepino e hortelã. Macere suavemente para liberar os sabores. Acrescente gelo e despeje o rum. Complete com água com gás e mexa delicadamente. Decore com uma fatia de pepino e uma folha de hortelã.

Spritz de Aperol
  • 60 ml de Aperol (aproximadamente 85 calorias)
  • 90 ml de vinho branco seco (em média 85 a 100 calorias)
  • Água com gás
  • Fatia de laranja para decorar
Preparo: 
Em uma taça de vinho com gelo, adicione o Aperol e o vinho branco. Mexa delicadamente e complete com água com gás. Decore com uma fatia de laranja. Sirva bem gelado.

“Celebre o fim de ano com consciência, segurança e cuidado com a saúde. Aproveite as festas com drinks saborosos, de baixa caloria e com moderação. Lembre-se de que o objetivo é desfrutar das celebrações de maneira saudável e responsável. Cuide de si mesmo e dos outros, e brinde ao novo ano com equilíbrio e bem-estar!”, conclui Cris Ribas Esperança.


Nutricionista Funcional Cris Ribas Esperança:
CRN-3 48747
Apaixonada pela vida e formada em nutrição por amor a comida de verdade. Seus Hábitos só terão resultados quando forem sustentáveis e reais.

Acredita que se alimentar bem, não é mais ou menos é o segredo para uma vida de saúde e prosperidade.
Além da formação é pós graduada em Gastronomia Funcional e especializada em Nutrição Comportamental e Low Carb.

Sócia proprietária do Instituto do Bem-Estar Giulliano Esperança, onde divide seus compromissos junto a carreira de nutricionista.
Acompanhe e siga-nos na nossa página no Facebook >> AQUI. Inscreva-se no canal Youtube >> Receitas e Segredinhos e clique no sininho para não perder as atualizações! Siga-nos também no Instagram >> @receitasesegredinhos


Gostou da receita? Comenta, seu comentário é muito importante para nós! Compartilha com seus amigos(as) assim você contribui para o crescimento do blog!
minda-dorr

Comentários

Postagens mais visitadas